Header Ads Widget

Entendendo as alergias de animais de estimação

 

close-em-um-belo-cão-dachshund-comendo-ração-no-comedouro-de-porcelana

Atualmente, as alergias são uma doença comum para muitos animais de estimação, causando preocupação e frustração para os tutores. Não facilmente diagnosticadas e controladas, as alergias podem ser causadas por alimentos, devido a intolerâncias/sensibilidades alimentares ou fatores ambientais.

As alergias se manifestam de forma mais comum com os seguintes sintomas: coceira na pele, vermelhidões, mastigação das patas, arranhões, infecções crônicas ou recorrentes no ouvido e problemas digestivos. Embora não haja uma solução rápida, podemos trabalhar juntos na busca desta solução.


Alergia Alimentar


mulher-dando-sorvete-para-cachorro-sdr-na-rua


As alergias alimentares geralmente são causadas quando o sistema imunológico do animal confunde a comida com algo ruim e estranho, um patógeno que pode causar danos ao corpo. Como resposta, o sistema imunológico fica em alerta máximo e ativa respostas causadoras de inflamação, levando a sintomas como mastigar patas, pés e pernas, prurido intenso. 

Enquanto apenas cerca de 10% da população de animais de estimação tem uma verdadeira alergia alimentar, uma porcentagem muito maior sofre de intolerâncias/sensibilidades alimentares. 

As alergias alimentares verdadeiras podem ser mais sérias e normalmente desencadeiam respostas imunes em vários órgãos, enquanto as intolerâncias/sensibilidades alimentares são frequentemente localizadas apenas no estômago e na pele do animal.


um-cachorro-thai-de-cabelo-comprido-marrom-está-coçando-o-rabo-com-a-boca-devido-a-pulgas-e-carrapatos


Intolerâncias / Sensibilidades Alimentares

Intolerâncias e sensibilidades alimentares, embora não sejam uma verdadeira alergia, são bastante comuns e podem causar problemas semelhantes, como inflamação, excesso de inchaço e gases, irritação do estômago, coceira e desconforto geral.

mulher-dando-pizza-para cahrorro-Schnauzer-no sofá-de-casa-com-o irmão-Schnauzer-querendo-pizza-também


As intolerâncias geralmente são causadas por ingredientes específicos, por exemplo: milho, trigo, carnes de baixa qualidade, subprodutos animais, etc. No momento da fabricação do alimento industrializado, a matéria prima passa por várias etapas, e nesse processo é adicionado aditivos alimentares, conservantes artificiais e corantes. 

Muitos destes aditivos são gatilhos comuns de sensibilidade para animais de estimação e podem exacerbar a síndrome do intestino irritável.


Gatilhos Ambientais

Os sintomas de alergias ambientais em boa parte são bem semelhantes aos de Intolerâncias / Sensibilidades Alimentares, com manifestações de: coceira na pele que os faz lamber, morder ou mastigar as patas e coçar as orelhas e o traseiro.


jack-russell-terrier-senta-na-grama-e-fica-comendo-grama


As alergias ambientais podem ser causadas por fatores como pólen, grama, poeira, ácaros e produtos de limpeza. A descoberta do causador da alergia do seu pet começa com uma consulta com um veterinário, que irá orientar e realizar exames específicos. 

O tutor deverá trazer informações para o veterinário da rotina do pet, descrevendo o início dos sintomas, os horários da sua manifestação e se ouve algum manejo da casa, tais como: troca de ração, petisco novo, uso de novos produtos de limpeza  ou produtos estéticos.

Podemos identificar os sintomas alérgicos também na troca da estação do ano. Muitas vezes, se os sintomas piorarem na primavera e/ou no outono, os problemas provavelmente estão relacionados às plantas à medida que florescem e liberam pólen. Muita chuva na primavera pode causar esporos de mofo e irritação.




Os imune protetores podem ajudar a melhorar a saúde e o sistema imunológico do seu animal de estimação para combater alguns fatores ambientais. Banhos regulares, limpeza de ouvidos e aumento da quantidade de ácidos graxos, a exemplo dos ômegas na dieta do seu pet, promove respostas imunes, que também podem auxiliar com problemas de alergias sazonais.
Sempre consulte seu veterinário sobre alergias alimentares ou ambientais.

Consulte um dos nossos colaboradores para obter uma recomendação personalizada sobre alimentos, guloseimas e suplementos para encontrar possível auxílio para esses problemas alérgicos e de sensibilidade. 

Postar um comentário

0 Comentários