Header Ads Widget

Dor de estômago de cachorro: qual é o problema?

 


Você sabia que o desconforto gastrointestinal em cães é geralmente acompanhada por sintomas, como diarreia, vômito e perda de apetite? Isso mesmo. Por isso, qualquer sintoma de desconforto que você verificar, é indicado levar o seu amigo pet ao médico veterinário.

O que devo fazer se meu cachorro estiver com dor de estômago?

Quando você descobrir que seu cãozinho sofre de desconforto abdominal, a primeira coisa a fazer é tentar entender a área exata e outros sintomas relacionados. Isso porque, além do baço, fígado, rins e pâncreas, a região abdominal também inclui uma série de órgãos dos sistemas digestivo, urinário e reprodutivo.

O tutor pode demorar a observar o aparecimento desse incômodo abdominal e só perceber que algo está errado quando outros sintomas aparecerem. A exemplo de dilatação abdominal, vômito, diarreia com ou sem sangue, perda de apetite, dificuldade em defecar ou urinar e/ou gases.

O desconforto abdominal em cães também pode estar relacionada a doenças em outros órgãos, tais como: rins, pâncreas, fígado, doenças endócrinas ou do sistema urinário e reprodutivo. Portanto, aos primeiros sinais de desconforto, consulte o seu veterinário.

Comer grama é sinal de dor de estômago de um cachorro?

Muitos animais de estimação comem grama para promover um melhor trânsito intestinal. Por ser feito de fibra, a grama pode até ajudar, mas o hábito de comer grama pode indicar que o cão apresenta alguma alteração intestinal.

No entanto, não é recomendável permitir que os cães comam grama em locais públicos (como parques e praças), pois esses lugares estão cheios de parasitas que podem ser prejudiciais.

Tratamento e prevenção da dor abdominal em cães?

Assim que o cão apresentar os primeiros sintomas de dor abdominal, o tutor deve levá-lo ao médico veterinário para diagnóstico e tratamento específico. Podem ser necessários exames de sangue, radiográficos e de imagem. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária.

Dica:

A prevenção é importante para manter os animais saudáveis. Portanto, leve seu amigo pet para avaliação a cada seis meses e, para reduzir o desconforto abdominal comum no dia a dia, forneça sempre uma dieta balanceada e vermifugação regularmente.

Curtiu as dicas? Siga @atalaiaracoes no Instagram e fique por dentro de nossas novidades.

Postar um comentário

0 Comentários