Header Ads Widget

CALICIVIROSE FELINA: O QUE É, QUAL O TRATAMENTO E COMO EVITAR?

 Conheça essa doença e descubra como proteger seu gato de estimação.




 Você sabe o que é ?

 A Calicivirose é causada pelo vírus RNA calicivírus felino, que possui forte resistência. É uma infecção que afeta diretamente o sistema respiratório e digestivo. Em alguns casos, os olhos também podem mudar. Esta doença é altamente contagiosa, podendo afetar gatos de todas as idades.

Como é transmitida?

 A Calicivirose é transmitida em locais onde há aglomeração de animais através do contato direto com gatos infectados ou com suas secreções oculares, respiratórias e orais.

 De modo geral, o gato poderá ser infectado quando entrar em contato com outro gato com calicivírus. Mesmo que o animal portador ainda não tenha mostrado sintomas clínicos, a transmissão pode ocorrer. Portanto, quando uma pessoa tem mais de um animal em casa e um deles é diagnosticado com calicivírus, é recomendável separá-lo dos demais animais.

Além disso, você deve ter cuidado ao separar os brinquedos e recipientes de comida para evitar a propagação do vírus.




Quais são os sintomas da doença?

  •  Tosses
  •  Espirros
  •  Corrimentos Nasais
  •  Febre
  •  Diarreia
  •  Gengivite, com ou sem presença de úlceras orais
  •  Apatia
  •  Aronexia
  •  Ferimentos na boca, focinho e consequente dificuldade em se alimentar
  •  Letargia
  •  Corrimentos nasal e ocular ( podem está presentes em menor intensidade ).
  •  Afecção ocular, como conjuntivite;


 Tratamento da calicivirose felina

 O tratamento do calicivírus é feito com medicamentos. Porém, não existe um tratamento específico contra a Calicivirose, ou seja, é um tratamento de suporte que visa eliminar todos os sintomas e manifestações da doença. Além do tratamento medicamentoso, outras medidas, como uma dieta balanceada, também podem melhorar o sistema imunológico do animal e contribuir para o tratamento medicamentoso

Mas atenção: mesmo com a doença controlada, o seu gato ainda pode transmiti-la a outros gatos. E, como já dissemos, o diagnóstico de todas essas drogas e doenças deve ser feito pelo veterinário.

Embora o tratamento seja possível e geralmente curável, os animais de estimação podem morrer de calicivírus felino quando o responsável não presta a atenção necessária à condição. De modo geral, isso ocorre principalmente quando os tutores passam muito tempo para levar os animais para ser examinados e medicamentados. Quando isso acontece, a doença progride, o gato perde a capacidade de responder e a condição tende a piorar. Sem mencionar que o calicivírus geralmente não é a única fonte de infecção.

Gatos de todas as idades, tamanhos e raças podem ser infectados com o calicivírus.

Como evitar a Calicivirose felina?

 A principal maneira de evitar que seu gato seja contaminado pelo vírus calicivírus felino é garantindo a vacinação.

 A vacinação é muito eficaz e, sem sombra de dúvida, é a melhor alternativa para prevenir doenças infecciosas que acometem os felinos. Por isso, fique atento e mantenha a carteirinha de vacinação do seu bichano sempre em dia. Com as vacinas em dia, uma nutrição adequada e boas condições sanitárias, o seu gato certamente terá uma vida longa e saudável.


Curtiu as dicas? Siga @atalaiaracoes no Instagram e fique por dentro de nossas novidades.

 

Postar um comentário

0 Comentários