Header Ads Widget

VOCÊ SABIA QUE O MAU HÁLITO DO SEU PET INDICA PROBLEMAS NA SAÚDE BUCAL?


 ⠀⠀

Sabia que a região oral é uma das principais causadoras de problemas e doenças em pets?

A saúde bucal é um tema muito amplo, abrangendo prevenção de doenças, tratamento e procedimentos estéticos.

 O primeiro sinal de problemas dentários em animais de estimação é o mau hálito, que indica que há um problema de saúde bucal. Inicialmente se manifesta como gengivite (inflamação das gengivas), sangramento, dificuldade para comer etc.

 Sem o tratamento adequado, a doença pode evoluir para periodontite, causando danos à estrutura interna dos ossos e ligamentos, fazendo com que os dentes amoleçam ou mesmo caiam por conta própria.



 
 A periodontite é um acúmulo de placa bacteriana e é o problema mais comum, afetando aproximadamente 80% dos cães com mais de cinco anos. A doença é grave, por isso consultar um veterinário é importante para prolongar a vida do animal.

 Existem outros problemas bucais que afetam os pets como:

  • Fratura dos dentes
  • Problemas de dentes de leite persistentes
  • Tumores de boca
  • Fraturas da mandíbula ou maxilar

 

A escovação dos dentes do cão deve ser feita diariamente, desde filhote. Se ele já tiver gengivite ou a periodontite, o ideal é primeiro fazer o tratamento junto ao especialista e depois começar a escovar os dentes.

Os cuidados com a higiene bucal do animal, principalmente a escovação dos dentes, devem ser esclarecidos para os tutores, afinal muitas bactérias podem ser transmitidas para os humanos.

Higiene oral, aliada a produtos mastigáveis específicos para pets e visitas regulares ao veterinário são essenciais no controle da doença periodontal.


Postar um comentário

0 Comentários