Header Ads Widget

MARÇO AZUL MARINHO - CONSCIENTIZAÇÃO À PREVENÇÃO DAS VERMINOSES E DOENÇAS GASTROINTESTINAIS

 


Saiba a importância da Vermifugação

O combate e controle das verminoses gastrintestinais que afetam nossos pets é um assunto muito importante que requer atenção, principalmente nos dias de hoje em que nossos amigos peludos estão num estreito convívio conosco, muitos até dividindo a cama na hora de dormir.

Os vermes que infectam nossos bichinhos são divididos em classes chamadas de nematódeos e cestódeos, além dos protozoários.

Você que é tutor merece saber que muitos desses vermes e protozoários, podem nos contaminar também e provocar infecções intestinais severas, são as chamadas zoonoses. Dentre os vermes mais comuns que contaminam nossos pets estão:

  • Ancylostoma spp.,
  • Toxocara canis,
  • Dipylidium caninum
  • Giardia spp (protozoário mais comum).

Sabendo disso, é importante manter uma rotina de vermifugação dos nossos cães e gatos a cada três meses (ou à critério do médico veterinário), para protege-los e também nos proteger, evitando problemas de saúde, que se apresentam de forma mais intensa em crianças e idosos.

Um animal infectado pode apresentar sinais clínicos como:

  •  diarreia,
  •  presença de sangue e/ou muco nas fezes,
  • vômito,
  • falta de apetite,
  • perda de peso,
  • anemia,
  • entre outros.

No caso de aparecimento desses sintomas é necessário levar o pet para uma consulta com médico veterinário para que ele possa realizar o diagnóstico, pois esses sinais clínicos são inespecíficos e podem ser confundidos com outros problemas de saúde que o seu pet possa estar apresentando, como a doença inflamatória intestinal, tumores de intestino ou até mesmo possíveis objetos, chamados de corpo estranho, que o seu pet pode ter engolido e não conseguido expelir pelas fezes , desencadeando uma inflamação seguida por infecção intestinal.

Quem ama cuida e previne, portanto, a consulta médica veterinária é indispensável para a saúde animal, bem como bons hábitos de rotina como, por exemplo, fornecer água mineral filtrada, não ficar trocando a alimentação com frequência e sempre higienizar as patinhas pós passeio com produtos específicos veterinários para evitar contaminação pela lambedura.

Quando falamos de vermes e temos um forte aliado nesse combate, o vermífugo chamado HELFINE PLUS, que possui uma apresentação para cães e outra para gatos:

Com o Helfine Plus Cães, composto por praziquantel, pamoato de pirantel e febantel, o seu cãozinho fica protegido de todos esses vermes e protozoários que são um risco à saúde pública. Pode ser usado a partir de 4 semanas de idade.

Fica a dica: o Helfine Plus Gatos, composto por praziquantel e pamoato de pirantel, o seu gatinho fica protegido de todos os cestódeos e nematódeos que são um risco à saúde pública. Pode ser usado a partir de 6 semanas de idade.

 

Natália Louise Barbosa Melo /  CRMV/SE 1341

Postar um comentário

0 Comentários