Header Ads Widget

A idade chega para todos. E como saber que seu cão está idoso???

 


A idade chega para todos. E como saber que seu cão está idoso??? Essa resposta depende de vários fatores, incluindo idade e raça.

Claro! A melhor forma de saber se seu cão chegou a idade senil é através da data de nascimento do pet. Mas nem sempre temos este membro familiar desde filhotinho. Muitas vezes ele foi adotado e chegou jovem ou adulto ao novo lar. Um bom parâmetro para avaliar a idade de seu pet é o tempo que ele faz parte de sua família. 

Consideramos no geral que os cães ficam idosos a partir dos 8 anos de idade. No entanto, existem exceções para essas faixas etárias, por isso é importante avaliar outros fatores em conjunto.

Nesse sentido, há algumas características que podem auxiliar para saber se seu pet chegou na fase senil. São elas:

1 - Aparecimento de pelos brancos na face do cão, assim como nos humanos. 

2 - A dentição é uma das característica que auxilia na observação da idade do pet. Com a idade mais avançada é comum o desgaste e perde de alguns dentes.

3 - Desconforto em ambientes escuros e a dificuldade em enxergar, apresenta algumas dessas mudança na idade mais avançada. A principal delas é o aparecimento de catarata.

4 - Perda de massa magra e mobilidade. O pet passam a ficar mais letárgico e apresenta dificuldade de se locomover, pular e subir escada não se torna algo tão fácil quanto nos primeiros anos de vida. 

5 - Problemas auditivos



Com as mudanças de comportamento e hábitos, surgem novas necessidades para cuidar do seu cão. Assim, é de responsabilidade do tutor se atentar a essas mudanças e procurar fazer adaptações para continuar proporcionando qualidade de vida na maturidade canina. Tais como:

Trocar a alimentação por uma mais balanceada própria para essa fase da idade.

 A suplementação do seu pet ganha mais importância através de vitaminas, minerais, ômega 3, sulfato de condroitina, pro e prebióticos, aminoácidos e ácidos graxos.

Adaptar o ambiente que o cão vive ajuda muito na sua locomoção e proporciona maior conforto para o mesmo. Escada para subir em cama e sofá é um ótimo exemplo de modificação que ajuda muito na qualidade de vida de seu pet. 

A rotina de passeio de seu pet muita vezes não pode ser tão intensa quanto já foi um dia, pois no dia seguinte ou ate mesmo algum tempo depois as articulações de seu cão podem reclamar. É importante seguir sempre o ritmo que o pet vai ditar. 

Maior sensibilidade a mudança brusca de temperatura, por conta da vulnerabilidade do seu sistema imunológico.

Cães idoso necessitam de um acompanhamento mais de perto com o veterinário, para manter uma qualidade de vida e por muitos mais anos lhe amar e ser amado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem também tem um cão idoso e precisa se atentar aos cuidados. E se quiser receber mais dicas sobre pets, acompanhe a nossa página no Instagram @atalaiaracoes


Postar um comentário

0 Comentários