Header Ads Widget

O que são bolas de pelo?

 Uma das grandes causas de vômitos frequentes em gatos são provocados por bolas de pelo. Os felinos possuem hábito de limpar seus corpos através da lambedura  e, como resultado, ingerem uma grande quantidade de seu próprio pelo. Apesar de o ato de se lamber vir a séculos, os felinos não evoluíram para digerir os pelos que consomem.

Como eles não conseguem digerir o pelo em seu estômago, na maioria das vezes é evacuado através das fezes, ou deveria ser. Se muitos pelos se acumular no estômago dificultando a sua passagem para o  intestinos, ele irá expurgá-lo vomitando.

Quando expelido através do vômito, os pelos não tem a forma de uma bola. Em vez disso, uma bola de pelo provavelmente se parecerá com um tubo alongado de cabelo e muco. 

Dependendo do comprimento da pelagem do seu gato e de quanto tempo ela está armazenada no estômago, a bola de pelo pode ter vários centímetros de comprimento, agravando ainda mais sua grossura.



Como amenizar os problemas com as bolas de pelos? 

As bolas de pelo geralmente são uma condição benigna para os gatos, isto é, não provocam mal. Mas não é saudável vomitar com frequência. Se o seu gato tiver problemas com bolas de pelo, busque entrar em contato com o médico veterinário de sua confiança para ser orientado como amenizar este quadro. 

Provavelmente o médico veterinário ira prescrever algumas medicações já disponíveis no mercado, alimentos e petiscos que auxiliarão o trato gastrointestinal para mover os pelos confortavelmente pelo trato. Eles também contêm um laxante suave para empurrar o cabelo através do trato intestinal antes que ele se transforme em uma bola de pelo.

Escovar seu gato com uma escova ou pente também pode ajudar a reduzir o número de bolas de pelo vomitadas.

Postar um comentário

0 Comentários