Header Ads Widget

Vocês sabiam que gatos não usam suas patas apenas para se mover, se agarrar ou se proteger?

  É pode soar estranho para nos seres humanos mas as patinhas dos felinos são um mundo completamente amplo, já que eles às usam também para se comunicar!! Incrível né?


Além de esponjosas e suaves, elas são muito preciosas para nossos amigos de 4 patas. Por isso vamos lhe contar 6 curiosidades sobre elas!

1. Andam na ponta dos pés

Você já reparou que eles andam como se não tocassem o solo? É um andar tão suave que chega a ser silencioso. Isso acontece porque eles são animais digitígrado, que nada mais é que eles se utilizam das pontas dos dedos para caminhar, dispensando a planta do pé! Se para nós isso aparenta ser incomodo para eles é muito confortável. Não é atoa que o andar deles é o mais charmoso do mundo animal! É tanta suavidade e elegância que podemos comparar à bailarina!

2. A quantidade de dedos varia

Você já reparou que às patas dianteiras não são iguais às traseiras?  Os gatos tem, na verdade, 18 dedos! Pois é, não são 20! Cinco nas patas dianteiras e quatro nas patas de traseiras. O quinto dedo das patas da frente é chamado de ergot. Acredita-se que para os gatos esse “polegar” tenha uma função bem importante; Ele ajuda a dar firmeza na escalada e a agarrar a presa. Dá para observar sua funcionalidade quando o gato está atacando ratinhos de brinquedo ou subindo no arranhador.

 


3. As almofadinhas são suaves, porém resistentes

Uma das características mais destacadas das patas dos gatos é que suas almofadinhas (que aparecem na pegada), na verdade não são dedos, elas são de fato “almofadas”. O nome correto delas é coxim e elas funcionam como a “sola de um sapato”, protegendo a pata, amortecendo a queda e abafando o som dos passos – o que é muito útil numa caçada. Graças às patas, os gatos podem avaliar a vivacidade, a energia, a localização e a textura da presa. Também podem saber instantaneamente se algo está muito quente ou frio. Apesar de suaves e delicadas elas são suficientemente resistentes aos agentes externos – desde objetos no caminho à temperatura do solo.

Além disso os gatos não tem 18 almofadinhas, nem 20. São sete em cada pata frontal, e cinco nas de trás, totalizando 24. Isso porque cada dedo tem uma almofada própria, inclusive o quinto, e cada pata tem a almofada grande da pegada.

Por fim, o mais curioso, é aquela almofadinha em formato de gancho no “pulso” frontal do gato. Essa almofadinha, que, convenhamos, não parece muito importante, é na verdade um super sistema de freio. É ela que ajuda o gato a pular tão longe sem escorregar e a parar rapidamente uma corrida.

 4. O gato sua pelas patas

Primeiramente, embora o fazem em menor medida que os seres humanos os gatos também suam. Talvez lhe soe estranho saber isso, uma vez que, nunca viu o seu felino encharcado de nada parecido com suor. Todavia, os felinos possuem glândulas sudoríparas as quais se concentram em apenas uns pontos específicos do seu corpo (as almofadas das suas patas, o queixo, o ânus e os lábios). Vale salientar, que o gato assim como os humanos suam para regular temperatura, assim como suam diante de situações de estresse, medo e nervosismo. Nestes casos, o gato deixa um rasto de suor proveniente das suas almofadas, o qual emite um odor doce que os humanos são capazes de perceber. A essência serve de comunicação com os demais bichinhos, para marcar seu território, deixar os demais saberem que ele está ali e que aquele lugar tem dono. Logo, se seu gatinho arranha sofá ou “amassa” a cama é para deixar sua preciosa essência nesses lugares!

5. As almofadinhas são da mesma cor que o pelo

Você já observou que existem cores diferentes das almofadinhas? Geralmente são rosadas, pretas ou mistas. A pigmentação dos coxins variam geralmente de acordo com a cor da pelagem do gato. As zonas das almofadadas são iguais ao manto (debaixo dos pelos). As opções são variadas: cinza, laranja, preta, amarela, branca. Tudo depende da pigmentação da pele. Por exemplo, Se o gato é branco; tende a ter as almofadinhas rosadas, se o gato é da cor preta, as almofadinhas serão da mesma cor. E se o gato é mesclado, provavelmente terá as almofadinhas mistas.

6. Ele as lavam continuamente

Os gatos são animais excessivamente limpos por natureza. Por isso é bastante importante saber onde seu gatinho esta pisando, pois, qualquer objeto, substância ou até bactéria que se deposite nas patas deles têm alta capacidade  em parar na sua boca e, depois, em seu organismo.  Além disso, vale salientar que se seu gatinho tem parado de se lamber e esse descuido da sua higiene diária vem acompanhado de apatia em geral ou tristeza, não hesite em ir o quanto antes ao veterinário para ser examinado, pois pode estar desenvolvendo alguma condição.

Postar um comentário

0 Comentários