Header Ads Widget

O que é Zoonose? Saiba como fazer a prevenção e tratamento


O que É uma zoonose?

Toda doença que pode ser transmitida do animal para o homem e do homem para o animal, que representa uma importante ameaça à saúde e ao bem-estar da população.

Na definição de Zoonose proposta pela Organização Mundial de Saúde, há mais de 200 doenças listadas. Elas são consideradas um problema de saúde pública e existem programas regionais e estaduais relacionados à prevenção dessas doenças.

Como ocorre a contaminação por Zoonoses?

As zoonoses são causadas por patógenos virais, bacterianos, fúngicos ou parasitários. Sua transmissão pode ocorrer de forma direta ou indireta. Muitos animais podem transmitir doenças: cães, gatos, aves, vacas, roedores, mosquitos e até carrapatos podem ser hospedeiros intermediários ou definitivos desses agentes infecciosos. Mordidas, picadas, contato com excrementos, água, saliva, sangue ou alimentos contaminados, podem transmitir leptospirose, leishmaniose, raiva, toxoplasmose e febre amarela, entre muitas outras doenças importantes.

Já ouviu falar em giardia?

A giardia um protozoário que afeta o sistema gastro intestinal de humanos, cães, gatos e  maníferos em geral, causando assim a doença chamada giardiase.

Como ocorre a contaminação?

A contaminação por giardia ocorre através da ingestão de ovos de giardia, que podem estar em alimentos crus ou não higienizados, água contaminada ou diretamente nas fezes. Mas lembrando sempre que para os animais a maior forma de contaminação é por lambedura das patas ou alimentação feita direto do chão.

Quais os sintomas que o animal pode apresentar quando contaminado pela giardia? 

  • Vômito
  • Diarreia mucosa
  • Diarreia sanguinolenta
  • Flatulência
  • Falta de apetite
  • Fezes mais fedidas.

Como eu posso prevenir o meu Pet da giardíase?

A prevenção deverá ser iniciada a partir dos 30 dias de vida, através da vermifugação com vermífugos que combata giardia. Uma segunda forma da prevenção é a vacinação contra a giardia, conforme o protocolo indicado pelo veterinário.

Importância da prevenção para a família?

Por se tratar de uma zoonose a giardiase tem uma importância para a saúde pública. Portanto, quando for realizar a prevenção periódica do seu Pet, é fundamental também que se realize de todos os membros da residência.


Você sabe o que é leptospirose?

A leptospirose é uma doença transmitida por uma bactéria do gênero denominada de leptospira, pelos mamíferos, através da urina.

Como ocorre a contaminação da leptospirose?

Através do contato com a água ou lama contaminadas com urina de animais portadores da bactéria, tendo os ratos urbanos como o principal agente transmissor. A penetração da Leptospira no corpo, ocorre por lesões na pele ou contato na mucosa. Também pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados.

Quais os sintomas que o animal pode apresentar quando contaminado pela leptospirose?

O principal sintoma  apresentado é a coloração amarelada da pele, mucosa e olhos, devido à insuficiência renal. Outros sintomas apresentados são: vômito, diarreia, perda de apetite, febre, urina escura (tonalidades de marrom ou preto), úlceras bucais.

Como eu posso prevenir o meu Pet da leptospirose?

  • Mantenha a ração armazenada longe do chão e fechada;
  • Evitar comprar rações em balde aberto (granel);
  • Evite o contato do seu Pet com poças de água e esgoto;
  • Mantenha o ambiente do seu Pet sempre higienizado;
  • Não deixe o comedouro e bebedouro expostos em locais propícios a ratos;
  • Limpe os potes do Pet diariamente com água, cloro e detergente;
  • Verifique se o calendário de vacinação está em dia antes de deixar seu Pet frequentar creches, hotéis, canis e parques.

A vacina contra a Leptospirose é uma exclusividade para os cães e faz parte do calendário básico de vacinação.

Leptospirose em gatos é comum?

Normalmente, os gatos são assintomáticos, apresentando casos de infecção subclínica. Porém, mesmo sem apresentarem sintomas, podem transmitir a doença para outros animais e humanos. Em estágios mais avançados, os felinos podem apresentar problemas hepáticos e cor amarelada nos olhos, principal característica da doença.

Importância da prevenção para a família?

Por se tratar de uma zoonose a leptospirose  tem uma importância para a saúde pública. Portanto a vacinação e cuidados básicos com higiene do seu Pet, é fundamental para que essa doença não contamine nenhum membro da sua família.

 

 

Postar um comentário

0 Comentários