Agosto é o mês dedicado à conscientização e prevenção de linfomas em cães e gatos. Eles também merecem a sua atenção.
O que é o linfoma?
O linfoma é um câncer (tumor maligno) de linfócitos (glóbulos brancos). Essa proliferação de linfócitos malignos ocorre nos órgãos linfoides (linfonodos, baço, timo e medula óssea), mas também podem ocorrer nos demais tecidos do organismo.
O desenvolvimento agressivo pode causar uma rápida progressão da doença, infiltrando inclusive em outros órgãos como baço e sistema digestivo principalmente em gatos.
Quais os sintomas?
Em casos mais avançados podem surgir a fadiga, prostração, perda de apetite, dificuldades respiratórias (linfoma mediastínico) e vômitos e diarréia (linfoma gastrointestinal). Além disso, outro fator que pode levar o tutor a procurar o médico veterinário é o aumento dos gânglios linfáticos.
Existe tratamento?
Existe tratamento, inclusive o animal pode chegar a fazer quimioterapia, a depender do avanço da doença. Em regra geral, o linfoma não é doloroso.
Na maior parte dos casos os efeitos secundários que já foram relatados são a diminuição de apetite com a alteração da consistência das fezes. Já a queda de pêlo é rara.
Por isso, sempre escolha a prevenção. Leve o seu amigo pet ao veterinário regularmente para fazer exames.
Curtiu as dicas? Siga @atalaiaracoes no Instagram e fique por dentro de nossas novidades.
0 Comentários