Você tem um amigo pet em casa? Então já percebeu que os gatinhos costumam se higienizar com a própria língua, que é áspera e consegue remover poeira e pelos soltos.
Mas qual o problema?
Depois de removidos com a língua, os pelos são ingeridos formando no estômago dos gatos a famosa bola de pelos, também conhecida como tricobezoar.
O ideal é que a quantidade de pelos seja eliminada pelas fezes, mas a depender do tipo de pelo do felino, ele pode expelir por via oral.
O maior risco é quando as bolas se formam e não conseguem ser eliminadas e ficam presas no intestino do animal.
Quais os sintomas?
- Vômito
- Desconforto abdominal
- Apatia
- Falta de apetite
- Diarréia ou fezes ressecadas
Esses são alguns dos sintomas que o seu amigo pet pode apresentar. Ao verificar qualquer um desses sinais, leve o seu animal ao médico veterinário.
Como prevenir?
Alguns cuidados são fundamentais para ajudar a evitar a formação de bola de pelo, são eles:
- Escove o pelo do seu amigo pet desde filhote. Dessa forma, as escovações se tornarão rotineiras e ajudará na remoção dos pelos;
- Estimule o animal a se movimentar, seja com brinquedos ou brincadeiras para ajudar a estimular o organismo;
- Mantenha o seu amigo pet hidratado e forneça ração de qualidade, que apresente alta digestibilidade e nutrientes essenciais;
- Leve o seu amigo pet regularmente ao veterinário.
Curtiu as dicas? Aqui na Atalaia Rações você encontra tudo para o seu amigo pet. Siga @atalaiaracoes no Instagram e fique por dentro de nossas novidades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
0 Comentários