O que é um vermífugo?
São medicamentos indicados para prevenir e tratar parasitas internos e externos. O combate e controle das verminoses gastrintestinais que afetam nossos pets é um assunto muito importante que requer atenção, principalmente nos dias de hoje em que nossos amigos pets estão num estreito convívio conosco, muitos até dividindo a cama na hora de dormir.
Os vermes que infectam nossos bichinhos são divididos em 3 classes chamadas de nematódeos (vermes redondos) e cestódeos (vermes chatos), além dos protozoários.
Você que é tutor merece saber que muitos desses vermes e protozoários, podem nos contaminar também e provocar infecções intestinais severas, essas doenças transmitidas do animal para o humano, são as chamadas zoonoses. Dentre os vermes mais comuns que contaminam nossos pets estão:
- Ancylostoma spp.,
- Toxocara canis,
- Ascaris Lumbricoide
- Dipylidium caninum,
- Dilofilária,
- Giardia spp (protozoário mais comum).
Quantas vezes devo vermifugar meu cachorro ou gato?
Após o nascimento, os filhotes já podem ser vermifugados a partir da segunda semana de vida. O recomendado é que a segunda dose seja dada de 15 a 21 dias após a primeira dose, mesmo que o vermífugo seja de “dose única”.
Recomenda-se que o tratamento seja repetido a cada duas semanas até a oitava semana, e então mensalmente até os seis meses de vida para eliminar infecções latentes ou caso os pequenos residam em locais de alta infestação ambiental.
Além disso, é importante manter uma rotina de vermifugação dos nossos cães e gatos a cada três meses (ou à critério do médico veterinário), para protege-los e também nos proteger, evitando problemas de saúde, que se apresentam de forma mais intensa em crianças e idosos.
Um animal infectado pode apresentar sinais clínicos como:
Diarreia, presença de sangue e/ou muco nas fezes ,vômito, falta de apetite, perda de peso, anemia, deficiências de vitaminas e minerais, desnutrição e, em casos extremos, podem provocar obstruções intestinais e até o óbito do pet.
No caso de aparecimento desses sintomas é necessário levar o pet para uma consulta com médico veterinário para que ele possa realizar o diagnóstico, pois esses sinais clínicos são inespecíficos e podem ser confundidos com outros problemas de saúde que o seu pet possa estar apresentando, como a doença inflamatória intestinal, tumores de intestino ou até mesmo possíveis objetos, chamados de corpo estranho, que o seu pet pode ter ingerido e não conseguido expelir pelas fezes , desencadeando uma inflamação seguida por infecção intestinal.
Quem ama cuida e previne, portanto, a consulta médica veterinária é indispensável para a saúde animal, bem como bons hábitos de rotina como, por exemplo, fornecer água mineral filtrada, não ficar trocando a alimentação com frequência e sempre higienizar as patinhas pós passeio com produtos específicos veterinários para evitar contaminação pela lambedura.
Quando falamos de vermes e temos um forte aliado nesse combate, com os vermífugos ,composto por praziquantel, pamoato de pirantel e febantel, o seu cãozinho fica protegido de todos esses vermes e protozoários que são um risco à saúde pública.
Fica a dica: o Helfine Plus Gatos, composto por praziquantel e pamoato de pirantel, o seu gatinho fica protegido de todos os cestódeos e nematódeos que são um risco à saúde pública. Pode ser usado a partir de 6 semanas de idade.
Natália Louise Barbosa Melo CRMV/SE 1341
0 Comentários