Header Ads Widget

Novembro Azul Animal: Castração evita câncer de próstata em cães e gatos

 


Sabemos hoje da importância do diagnóstico precoce para o tratamento de diversas doenças, como é o caso do câncer de próstata, o tipo mais comum entre homens do mundo inteiro. Para incentivar a realização dos exames preventivos dessa doença, foi idealizado o movimento Novembro Azul. E, por não ser mais uma exclusividade dos humanos, instituímos o Novembro Azul Pet.

Cães e gatos machos também são acometidos por essa enfermidade, por isso também dedicamos o mês de novembro para a conscientização aos tutores de animais de estimação levantarem a bandeira da prevenção. Nos animais domésticos, a prevalência dessa doença está aumentando consideravelmente, o que reforça a necessidade de falarmos sobre o assunto.

A crescente incidência, principalmente da Hiperplasia Prostática Benigna, que é o aumento bilateral do tamanho da próstata, acomete quase que 100% dos cães não castrados, durante o avançar da idade. Não excluindo as Prostatites Bacterianas (infecções), os Cistos Prostáticos e o câncer propriamente dito.

A castração é o principal método de prevenção, salientando que 90% das doenças de próstata podem ser evitadas com a castração do pet ainda no primeiro ano de vida. Sem a castração, aproximadamente 80% dos cães apresentam distúrbios de próstata na idade adulta a partir dos 8 anos. O sucesso do prognóstico está associado ao diagnóstico precoce, com o auxílio de exames laboratoriais, cardiológicos, de imagem e consultas clínicas periódicas. Os sintomas mais comuns apresentados pelos cães são: dificuldades para defecar, incontinência urinária, constipação, perda de peso e diminuição do apetite.

Saiba mais da doença

A próstata é uma glândula acessória do sistema reprodutor do cachorro, que circunda a uretra. Em cães de meia-idade a idosos, o tamanho e o aspecto podem mudar, por esse motivo, toda alteração que atinja a glândula pode comprometer órgãos vizinhos e impedir a passagem da urina ou dificultar o animal a defecar. As doenças prostáticas são raras em gatos.

Dentre as doenças que atingem a próstata, a Hiperplasia Prostática Benigna (HP) é a mais comum, sendo que aproximadamente 100% dos cães não castrados, durante o avançar da idade, desenvolvem evidências dessa patologia. Também se destacam as Prostatites Bacterianas (infecções), os Cistos Prostáticos.

Segundo o Prof. Carlos Eduardo, o diagnóstico da HP e do câncer de próstata é baseado na presença de sinais clínicos, na detecção de alterações anatômicas durante a palpação retal, nos exames radiográfico e ultrassonográfico ou ainda, nos exames citológico e histológico (biópsia), que são importantes para a distinção das afecções malignas ou benignas.

É importante o diagnóstico precoce dos processos patológicos que envolvem a próstata, para que possamos usar uma melhor conduta terapêutica. O correto exame clínico deve incluir o exame do toque retal, exames de imagem (rX e Ultrassonografia), exames anatomopatológicos além de exames minimamente invasivos (exames de biópsia líquida) que já estão disponíveis na medicina veterinária. “O profissional médico-veterinário precisa adotar tal conduta em sua rotina de atendimento aos cães de meia-idade e idosos. Um toque que pode salvar uma vida”, finaliza o Prof. Carlos Eduardo.


Fontes:

Novembro Azul Pet: Cuidar da saúde também é coisa de machoHOSPITAL VETERINÁRIO ANIMANIAC'S, 01, nov 2020. Disponível em: https://animaniacs.com.br/novembro-azul-pet-cuidar-da-saude-tambem-e-coisa-de-macho. Acesso em: 01, nov. 2022.

Nucci, Daniela. Novembro Azul Pet. Q1vet, 23 nov. 2021. Disponível em: https://q1vet.com.br/novembroazulpet. Acesso em: 01 nov. 2022.

Postar um comentário

0 Comentários