Header Ads Widget

O primeiro caso de febre maculosa em Aracaju

Blog Atalaia Rações


 

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Rickettsia rickettsii. É transmitida pela picada de carrapatos infectados, sendo o mais comum o carrapato-estrela. A doença é grave e, se não for tratada, pode levar à morte.

 Em junho de 2023, foi registrado o primeiro caso de febre maculosa em Aracaju. O paciente é um jovem de 15 anos, morador do bairro Porto Dantas, que nos dias anteriores ao início dos sintomas esteve em contato com cavalos, galinhas e outros animais. Ele apresentou febre, dor de cabeça, calafrios, dores musculares e manchas vermelhas na pele. O paciente foi internado em um hospital e recebeu tratamento com antibióticos. Ele se recuperou da doença.

O caso de febre maculosa em Aracaju é um alerta para a população da cidade. A doença é grave e pode ser fatal, mas é possível se prevenir contra ela tomando algumas medidas simples.

 

Como se prevenir da febre maculosa.

A febre maculosa é uma doença grave, mas é possível se prevenir contra ela tomando algumas medidas simples: 

Evite áreas rurais e florestadas.

Use repelente de insetos.

Use roupas longas e calças compridas ao ar livre.

Inspecione sua pele regularmente para detectar carrapatos.

Remova os carrapatos o mais rápido possível.

Se você for picado por um carrapato, remova-o o mais rápido possível. Use uma pinça para remover o carrapato, segurando-o o mais próximo possível da pele. Não torça ou esmague o carrapato.

Se você apresentar algum dos sintomas da febre maculosa, procure um médico imediatamente. O tratamento precoce é importante para evitar complicações graves.

Blog Atalaia Rações


Prevenção da Febre Maculosa em Animais de Estimação

Assim como os humanos, os animais de estimação também estão sujeitos à transmissão da febre maculosa. Para protegê-los, é importante adotar medidas preventivas adequadas. Aqui estão algumas dicas para evitar que seus animais sejam infectados:

Evite áreas rurais e florestadas: Ao passear com seu animal, procure evitar locais onde carrapatos costumam ser mais comuns, como áreas com vegetação densa ou áreas de passeio de animais silvestres, como capivaras.

Use produtos carrapaticidas para animais: Existem produtos específicos, como comprimidos, coleiras, sprays ou pipetas contra os carrapatos, que podem ser administrados em cães e outros animais para auxiliar afastar os parasitas.

Realize inspeções regulares: Ao retornar de passeios ao ar livre, verifique minuciosamente o pelo e a pele do seu animal para detectar a presença de carrapatos. Se encontrar algum, remova-o imediatamente seguindo as instruções de um médico veterinário.

Mantenha o ambiente limpo: Carrapatos podem estar presentes em ambientes externos próximos à residência. Mantenha seu jardim e quintal limpos, evitando o acúmulo de folhas e detritos que possam servir de abrigo para esses parasitas.

Proteja áreas de descanso: Lave regularmente a cama e outros objetos em que seu animal costuma descansar, garantindo que estejam livres de carrapatos. 

Consulte o veterinário: Faça visitas regulares ao médico veterinário para exames de rotina e verifique se há medidas preventivas adicionais recomendadas para o bem-estar do seu animal de estimação.

Conheça os sintomas: Esteja atento a quaisquer sintomas incomuns em seu animal, como letargia, febre, perda de apetite ou dificuldade para se movimentar. Caso observe algo preocupante, procure um veterinário rapidamente para um diagnóstico adequado.

Lembre-se de que a prevenção é fundamental para manter a saúde dos nossos animais de estimação. Adotar essas medidas pode ajudar a evitar a transmissão da febre maculosa e garantir o bem-estar de todos os membros da família.

Postar um comentário

0 Comentários