Header Ads Widget

Cães farejadores podem detectar câncer de pulmão precocemente, diz estudo

Blog Atalaia Rações

Cães farejadores são uma nova esperança para o diagnóstico precoce do câncer de pulmão.

Os cachorros possuem habilidades surpreendentes de detecção, como a capacidade de detectar o câncer de pulmão em seres humanos com uma taxa de acerto de até 99%. 

Essa habilidade tem sido estudada há muitos anos, sendo baseada no olfato extremamente sensível dos cães. Vários estudos científicos investigaram essa capacidade em diferentes países, como Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

Esses estudos mostram que os cães podem farejar substâncias químicas voláteis produzidas por células cancerígenas. Na Alemanha, por exemplo, pesquisadores treinaram cães para farejar amostras de ar exaladas por pacientes com câncer de pulmão e compará-las com amostras de pacientes saudáveis. 

Os resultados foram incríveis: os cães conseguiram identificar corretamente 71 das 100 amostras de pacientes com câncer e 372 das 400 amostras de pacientes saudáveis. Isso resultou em uma taxa de acerto de 99%!

Entre os pesquisadores que realizaram esses estudos, podemos citar o Dr. Thorsten Walles, da Clínica de Cirurgia Torácica em Heidelberg, na Alemanha, que publicou um estudo em 2011. Esse estudo mostrou que cães treinados conseguiram detectar o câncer de pulmão em amostras de respiração com uma taxa de acerto de 71%. 

Outro estudo notável foi realizado por cientistas da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde cães treinados puderam detectar amostras de ar exalado por pacientes com câncer de pulmão com uma taxa de acerto de 99%. Esse estudo foi liderado pelo Dr. Charles R. Layne Jr.

Atalaia Ração


Esses estudos são muito importantes, pois podem levar a um avanço significativo no diagnóstico precoce do câncer de pulmão, permitindo que os pacientes recebam tratamento mais cedo e aumentando suas chances de recuperação. Além disso, isso pode ajudar a reduzir a necessidade de exames invasivos e caros, como biópsias.

Embora os cães possam ter habilidades surpreendentes de detecção, é importante lembrar que eles não devem ser usados como substitutos para diagnósticos médicos profissionais. No entanto, essa pesquisa mostra que os cães podem ser usados como uma ferramenta útil para detectar o câncer de pulmão em estágios iniciais e salvar vidas. 

No entanto, ainda há muitas perguntas a serem respondidas antes que a detecção de câncer por cães se torne uma prática comum. Por exemplo, como os cães são treinados para detectar o câncer? Como são selecionados os cães mais adequados para esse trabalho? Como é garantido que os resultados dos testes sejam precisos e confiáveis?

Apesar dessas questões, é emocionante pensar nas possibilidades que a habilidade dos cães de detectar o câncer pode trazer para a medicina e para a vida das pessoas. Afinal, quem não gostaria de ter um amigo de quatro patas que pudesse ajudar a salvar vidas? 

Postar um comentário

0 Comentários