Header Ads Widget

Fevereiro Roxo: Zelando com Carinho pela Saúde do Seu Pet Idoso

 


O Fevereiro Roxo foi concebido com o propósito exclusivo de abordar o Alzheimer, lúpus e leucemia, doenças prevalentes em seres humanos. Em relação aos animais, a observância desta data destaca a importância da saúde dos pets idosos e das doenças neurodegenerativas.

Apesar das aparentes diferenças, o Fevereiro Roxo, tanto para humanos quanto para pets, compartilha a mesma missão: conscientizar e contribuir para a prevenção de doenças específicas.

A Síndrome da Disfunção Cognitiva em animais de estimação, conhecida como "Alzheimer" em pets, afeta principalmente cães e gatos mais idosos, sendo possível identificar seus sinais a partir dos seis anos de idade, em alguns casos.

Assim como no Alzheimer humano, a disfunção cognitiva decorre do envelhecimento dos neurônios e do funcionamento cerebral em geral. Estudos indicam que essa condição é desencadeada pelo acúmulo de amilóide no cérebro, uma proteína nociva que compromete a função cerebral. Quanto maior a quantidade de amilóide, mais perceptível tende a ser a disfunção cognitiva.

Dado seu caráter progressivo, a intervenção precoce do médico-veterinário aumenta as chances de proporcionar qualidade de vida ao pet. A seguir, destacam-se os principais sinais de doenças neurodegenerativas em animais idosos:

  • Alterações abruptas de comportamento
  • Ansiedade/Inquietação
  • Desorientação em ambientes familiares
  • Não reconhecimento de pessoas familiares
  • Vocalização excessiva, especialmente à noite
  • Esquecimento de comandos e treinamentos anteriores
  • Eliminação em locais inadequados
  • Surgimento de novos medos e fobias
  • Intolerância a brincadeiras e atividades em geral

Vale ressaltar que, embora os sinais sejam mais evidentes em cães, é crucial observar os gatos, que costumam ser mais silenciosos quando algo não está bem.

Quanto à prevenção de doenças neurológicas em pets, não há uma fórmula infalível. Contudo, o enriquecimento ambiental, que engloba atividades para satisfazer os instintos naturais do pet, é vital para o bem-estar e prevenção da disfunção cognitiva. Estímulos físicos e mentais, através de jogos, brinquedos e brincadeiras, são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo dos pets.

Uma alimentação de qualidade desde cedo e check-ups regulares com o médico-veterinário também desempenham um papel crucial na prevenção de doenças neurodegenerativas.

Caso o pet apresente sinais de alterações mencionadas, é imperativo consultar o médico-veterinário rapidamente, pois o problema tende a evoluir gradualmente.

Para cuidar de um pet com disfunção cognitiva, além de amor e carinho, algumas práticas cotidianas são essenciais. Oferecer uma alimentação de qualidade, suplementos ricos em antioxidantes e ácidos graxos sob a orientação de um profissional, estimular mentalmente o pet com jogos e brincadeiras, manter uma rotina de atividades físicas e interagir diariamente são medidas que podem ajudar a retardar o avanço da doença.

Assim como os seres humanos, cães e gatos também são suscetíveis a doenças neurodegenerativas sem cura. Portanto, levante a bandeira do Fevereiro Roxo e compartilhe esta informação com amigos e familiares para contribuir com a conscientização e prevenção deste problema.

Postar um comentário

0 Comentários