Header Ads Widget

O que você precisa saber sobre doença renal crônica em cães


Este mês de maio é o mês de prevenção a doenças renais nos pets, com base nesse tema criamos um post junto ao veterinário Diego com várias dúvidas que vocês têm sobre essa questão tão delicada. 

O que os rins do meu cachorro fazem?
Os rins de um cão saudável trabalham para remover toxinas, liberar hormônios necessários para produzir glóbulos vermelhos e manter um equilíbrio normal de minerais, como sódio, potássio, ureia e creatinina. Se um cão sofre de insuficiência renal, os rins não realizam mais essas funções com eficiência.

O que é insuficiência renal crônica? É o mesmo que doença renal crônica?
Insuficiência renal crônica (IRC) ou doença renal crônica (DRC) é a condição onde os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível. 
 
Quando ocorre a maioria dos casos de doença renal crônica?
Em cães, a doença renal crônica na maioria das vezes está associada ao envelhecimento e, em termos simples, pode ser considerada o “desgaste” dos tecidos renais. A idade de início está relacionada ao tamanho do cão. Para a maioria dos anos dos cães, os primeiros sinais de doença renal por volta dos dez a catorze anos. No entanto, os cães grandes têm uma vida mais curta e podem incorrer na função renal já aos sete anos.

São quais os sintomas clínicos da doença renal crônica?
- Aumento da ingestão de água;
- Aumento da produção de urina;
- Vômito;
- Diarréia;
- Falta de apetite;
- Perda de peso;
- Apatia e fraqueza estão entre os sinais mais comuns. 

Como a insuficiência renal crônica é diagnosticada? 
Existem dois testes básicos para a função renal: um exame de urina completo e uma análise bioquímica do sangue.

Um exame de urina é necessário para avaliar a função renal. Uma gravidade específica da urina baixa (USpG) é a primeira indicação de função renal. Um aumento da proteína na urina (proteinúria) também indica aumento da função renal.

Uma análise bioquímica do sangue avalia a função de vários órgãos internos. Medir o nível de dois produtos residuais no sangue, ou seja, ureia e creatinina, pode indicar a diminuição da função renal. 

Exames de outras substâncias metrométricas, como albuminas, excelentes para cálculos, fósforo e cálcio, a contagem de glóbulos vermelhos é importante para determinar a extensão da falha e o melhor curso de tratamento.

Quanto tempo posso esperar que meu cachorro viva?
O prognóstico é bastante variável, dependerá da resposta do tratamento inicial e do comprometimento do tutor em realizar os cuidados da fase inicial. Os veterinários incentivam o tratamento na maioria das ocasiões porque muitos respondem bem e mantêm uma qualidade de vida. O tratamento e os cuidados de acompanhamento são relativamente fáceis e baratos, prolonga o tempo e a  qualidade de vida de seu companheiro fiel.

Quais os cuidados e prevenção devemos praticar?
Check-ups periódicos com o médico-veterinário, especialmente para animais a partir de 4 a 6 anos, também são primordiais para evitar o surgimento ou o agravamento de doenças. 
Uma alimentação balanceada. Oferecer sachês (alimento úmido) para os cães também é uma boa opção.
É importante estimular a ingestão de água, disponibilizando fontes e deixando vários potes de água limpa e fresca espalhados pela casa. 
Ter um espaço adequado e de fácil acesso para as necessidades do animal e manter esse local limpo também ajuda a manter a saúde do pet.


Raças que tem predisposição a Doença Renal Crônica?
Cães: Shar pei; Cocker spaniel inglês; Boxer
Gatos: Persa; Abissínio; Siamês, Birmanês; Maine Coon

Postar um comentário

0 Comentários