Você sabe o que é dermatofitose?
São infecções fúngicas na pele, no pelo e nas unhas provocadas por diferentes tipos de fungo. Existem três tipos de fungos (micose) que causam a dermatofitose, são eles: Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton.
A doença é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para os humanos, causando sintomas parecidos com os dos animais. Mas fiquem tranquilos, existe tratamento e cura.
Como ocorre a contaminação da dermatofitose?
- Contato com outro animal infectado;
- Contato com uma humano infectada,
- Contato com o fungo por meio do solo contaminado.
A evolução da doença, ocorre a partir do momento que o fungo passa a colonizar pelos e unhas dos animais utilizando a queratina para se desenvolver.
A artroconídio (forma do fungo) é a responsável pela infecção dos tecidos com queratina e podem estar presentes no sofá, cama, colchão e no ambiente de maneira geral, o que favorece a transmissão do mesmo.
Quais os sintomas que o animal pode apresentar quando contaminado pela dermatofitose?
- Lesões aredondades,
- Queda de pelo,
- Pelo quebradiço,
- Vermelhidão,
- Descamação da pele,
- Coceira
Como eu posso previnir o meu pet da dermatofitose?
Melhor forma de prevenção é a higienização do animal e do ambiente, periodicamente, para eliminar possíveis fungos e bactérias.
Importância da prevenção para a família?
A dermatofitose pode ser transmitida para toda a família causando a chamada TINHA ou TINEA de pele.
A transmissão ao ser humano pode ser realizada por meio do contato direto com os animais infectados ou de maneira indireta, por meio da exposição aos esporos desses fungos, os quais são extremamente resistentes, e são liberados pela descamação da pele e pêlos dos animais doentes, mas também pelo ambiente e outras fontes contaminadas.
Nos seres humanos, o fungo pode afetar a face, o couro cabeludo, braços, mãos e abdômen, já que são áreas de maior contato com os animais. Os sintomas das dermatofitoses no humanos incluem erupções, escamação e coceira.
0 Comentários