Header Ads Widget

Doença renal nos gatos, quais os sintomas?

Urina em abundância, beber muita água, perder muito peso ou odor muito forte na boca são alguns sintomas que levam ao diagnóstico de doença renal.

Funcionalidade dos rins:

Os rins são fundamentais para o organismo, por funcionar como um filtro do sangue, eliminando as impurezas na urina e reabsorvendo substâncias importantes. Também mantém a água necessária para manter o corpo hidratado, controlando a pressão arterial e produzindo hormônios.

O mau funcionamento deste órgão traz sérias consequências a longo prazo para os animais. Vômitos, diarreia, perda de peso, fraqueza e pressão alta, pode ocasionar a doença renal crônica (DRN), que se trata do mau funcionamento dos rins que leva à perda de água, que causa a desidratação do animal e, por consequência, sede em excesso.

Por isso, o gato faz muito xixi e bebe água o tempo todo. Com o tempo, a urina vai ficando com uma cor quase transparente, ocorrendo também a intoxicação do organismo, devido à falta de filtração das substâncias indesejáveis, e a diminuição do apetite.

Conte sempre com a avaliação de um médico veterinário.

Postar um comentário

0 Comentários